O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) informou que 306.688 proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 devem regularizar o licenciamento anual de 2025 até esta segunda-feira (10). O número corresponde a 18,83% da frota estadual, que atualmente soma 1.628.062 veículos.
A taxa de licenciamento veicular no estado permanece em R$ 90,00 para todos os tipos de veículos, sem reajuste desde 2018. O pagamento é obrigatório, independentemente do ano de fabricação ou modelo do automóvel. O não cumprimento do prazo pode resultar em multa, retenção do veículo e impedimento de circulação até a regularização.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 130, estabelece que “todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar nas vias públicas, deverá ser licenciado anualmente”. O não pagamento da taxa impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento essencial para circulação legal.
Como efetuar o pagamento
Os proprietários podem quitar a taxa de licenciamento por meio do Portal de Serviços do Detran/RN. O processo envolve:
- Acessar o portal e realizar login com CPF e senha;
- Clicar em “Veículo” e selecionar “Meus Veículos”;
- Escolher a taxa a ser paga e gerar o boleto bancário para pagamento no Banco do Brasil ou demais instituições financeiras;
- Efetuar o pagamento também pode ser feito via PIX.
O Detran/RN disponibiliza ainda a opção de consulta de débitos de veículos de terceiros. Para isso, o usuário deve acessar a aba “Consulta de Veículo” no portal e inserir os dados da placa e do Renavam.