As pesquisas estruturais por empresa são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em todo território nacional e têm por objetivo prover o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes que venham subsidiar o planejamento governamental, além de fornecer às empresas, aos órgãos de pesquisa e demais usuários, elementos para a realização de estudos sobre os setores investigados. Dessa forma, as pesquisas permitem:
- a construção de um sistema de informações que propicie a elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego, salários e formação bruta de capital fixo em níveis detalhados da classificação de atividades e por Unidade da Federação;
- o fornecimento de informações necessárias ao tratamento dos segmentos produtivos cobertos pela pesquisa no Sistema de Contas Nacionais;
- a atualização do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades cobertos pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0);
- servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos pesquisados, a ser construído através de novas pesquisas e/ou suplementos.
Apodi e demais cidades do oeste potiguar serão alvo das pesquisas estruturais por empresa do IBGE até 15 de setembro de 2022.
O contato para realização das entrevistas com as empresas será, inicialmente, por meio de telefone ou e-mail e, quando não for possível a realização da coleta de informações de forma remota, a coleta será realizada por meio de visita presencial.
Vale ressaltar que empresas do estrato amostrado (escopo de empresas definido pelo órgão público) levantado pelo IBGE podem ou não serem convocadas para entrevista.
Como saber se minha empresa está no estrato amostrado e se há a possibilidade de entrevista?
O Estrato amostrado é constituído por empresas com menos de 30 pessoas ocupadas subdivididos da seguinte maneira:
1) Estrato amostrado A1 - empresas com 1 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.
4) Estrato amostrado A4 - empresas com 20 a 29 pessoas ocupadas.
Ademais, as pesquisas estruturais contemplam 4 grandes áreas econômicas do país, se disseminando em Pesquisa Anual de Serviços (PAS); Pesquisa Anual de Comercio (PAC); Pesquisa Industrial Anual (PIA) e Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC).
Sigilo
Todas as informações coletadas por meio das entrevistas são regidas por lei de proteção de dados, conforme o abaixo:
OBRIGATORIEDADE E SIGILO DAS INFORMAÇÕES - a legislação vigente, de acordo com o Decreto Federal n° 73177 de 20 de novembro de 1973 e a Lei n° 5534 de 14 de novembro de 1968, modificada pela Lei n° 5878 de 11 de maio de 1978, dispõe sobre a obrigatoriedade e sigilo das informações coletadas pelo IBGE, as quais se destinam, exclusivamente, a fins estatísticos e não poderão ser objeto de certidão e nem terão eficácia jurídica como meio de prova.
Datas e publicação
A previsão é de que as pesquisas durem até meados do fim do ano e a data de divulgação final ainda não foi definida oficialmente. A realização das entrevistas continuará sendo realizada até a data limite de 15 de setembro de 2022.
Demais informações acerca das pesquisas e do trabalho da instituição podem ser conferidas pelo portal oficial do IBGE.
*Informações colhidas por canais oficiais do IBGE na internet e entrevista com agente de pesquisas do órgão público, Ruan Vinícius.