Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Novembro 2025

Mossoró

Mossoró registra quase 500 casos positivos na primeira quinzena de junho

Nos 13 primeiros dias de junho a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte realizou 1.506 testes. Deste total, 477 deles deram positivo.

Por
Mossoró registra quase 500 casos positivos na primeira quinzena de junho
DeFato.com
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Portaria nº 438 publicada pelo Governo do Rio Grande do Norte no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15) determina o uso obrigatório de máscara em órgãos vinculados à Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Lazer (SEEC).

Na prática, a medida vale para a sede, Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), Diretorias Regionais de alimentação Escolar (DRAE), e para as escolas estaduais em todo o território potiguar.

Segundo o governo, a medida é por conta do aumento dos casos de covid e visa a “urgente necessidade de assegurar as condições mínimas para manutenção das atividades diárias, preservando a saúde dos servidores, professores, estagiários, terceirizados e usuários em geral”.

Publicidade

O documento também recomenda a imediata retomada das medidas de prevenção da Covid-19, como os protocolos sanitários e a higienização das mãos com frequência.

No início do mês, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também publicou portaria recomendando a volta do uso de máscara em locais fechados em todo o território potiguar. 

A medida também incluía serviços de saúde, escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho, reforçando a importância de completar o esquema vacinal com as doses de reforço, orientação da ampla testagem com distribuição de testes.

O decreto que flexibilizou o uso de máscara em locais fechados foi publicado no início de abril deste ano. Já O que facultou em locais abertos foi divulgado no início da segunda quinzena de março, também do ano corrente. O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de casos e óbitos em semanas anteriores foram fatores primordiais para a tomada da decisão.

A medida atendeu, à época, recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O texto recomendava que continuassem usando máscaras aqueles que pertencessem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; e no âmbito do transporte público de passageiros.

O uso de máscaras de proteção facial era obrigatório em todo o Rio Grande do Norte desde 7 de maio de 2020, após início da pandemia do novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia em 11 de março do mesmo ano.

MOSSORÓ

Nos 13 primeiros dias de junho a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte, referência no município para o combate à Covid-19, realizou 1.506 testes rápidos tipo Swab. Deste total, 477 deles deram positivo para a doença.

A média no período é de pouco mais de 36 casos positivos diários. A última segunda-feira (13) registrou o maior número de testes positivos nesta primeira quinzena do mês. Ao todo, foram 73 testes positivos.

Abordada nesta quarta-feira (15) sobre o aumento no número de casos da doença, nesta que está se configurando como a quarta onda no estado, Morgana Dantas, secretária de Saúde de Mossoró, disse que “trata-se de uma sazonalidade que vem ocorrendo em todo o país” e que a pasta municipal monitora a situação.

“As pessoas que estão se hospitalizando com maior gravidade são exatamente as mais vulneráveis ao vírus, devido a não ou à baixa imunização. Somente com a vacina poderemos passar por esta fase de forma mais tranquila”, comentou.

AUMENTO DE LEITOS

Com o aumento no número de casos, a Secretaria Estadual de Saúde aumentou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos para o tratamento da Covid-19 nas regiões Metropolitana, polarizada por Natal, e Oeste, que tem Mossoró como seu principal município.

A secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho, explicou que a pasta estadual vem acompanhando o aumento no número de casos da doença. Segundo ela, assim como nas outras ondas, o órgão de saúde estadual monitora diariamente a situação, principalmente nas unidades particulares.

“A Sesap tem acompanhado o aumento no número de casos Covid-19 nos outros estados do Brasil e assim como foi nas outras ondas nós temos monitorado diariamente aqui no estado, em todas as regiões de saúde, nas nossas portas de urgência e principalmente nos serviços privados porque nas outras ondas geralmente esse aumento de casos começou pelas urgências dos serviços privados”, disse.

Lyane Ramalho destacou ainda que é esperado para as próximas três semanas aumento considerável de casos da doença no território potiguar e a necessidade de aumentar a oferta de leitos críticos e clínicos para o tratamento de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2, vírus causador da doença.

“Queremos informar a população potiguar que esperamos que nesses próximos 20 dias realmente aumente o número de casos e precisemos de um maior número de leitos, por isso que estamos monitorando diariamente para que haja um aumento no número de leitos em todas as regiões”, iniciou.

FONTE/CRÉDITOS: defato.com/home
Comentários:

Publicado por:

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR