Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 04 de Fevereiro 2026

Apodi

Fazenda Flor da Serra produz 42 toneladas de silagem de milho por hectare na Chapada do Apodi

Usando dois pivôs centrais para a irrigação por aspersão, a fazenda do agropecuarista Luiz Girão, fundador do Grupo Betânia, começará a colher e a ensilar sua produção de milho, que cobre 100 hectares.

Rállyson Nunes
Por Rállyson Nunes
Fazenda Flor da Serra produz 42 toneladas de silagem de milho por hectare na Chapada do Apodi
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com dois pivôs centrais, que cobriram uma área de 100 hectares, a Fazenda Flor da Serra, do empresário agropecuarista Luiz Girão, fundador do Grupo Betânia, começará a colher nos próximos dias uma safra de milho recorde: que produzirá 42 toneladas de silagem por hectare.

Essa produção, que será ensilada na própria Flor da Serra, será, na época de estio, consumida pelo próprio rebanho da fazenda e comercializada com pecuaristas do Ceará e de estados do Nordeste.

A Fazenda Flor da Serra localiza-se na Chapada do Apodi, na geografia do município de Limoeiro do Norte.
 
David Girão, filho de Luiz Girão e diretor executivo do instituto que tem o nome do pai, diz à coluna que essa área irrigada por aspersão dos dois pivôs centrais colherá duas safras de milho por ano, “graças à melhor tecnologia, que nos leva a produzir mais com menos terra e menos água”.

Publicidade

Esta informação está provocando muitos comentários nas redes sociais frequentadas por empresários da agropecuária. Jorge Parente, sócio e membro do Conselho de Administração da Alvoar (que nasceu da fusão da cearense Betânia com a mineira Ekbaré), disse que “há 50 anos isso seria considerado impossível”.
 
Graças à tecnologia, contudo, será possível, também, aumentar dobrar esses números, sem dobrar a área plantada.

O milho irrigado na Fazenda Flor da Serra permitirá, pela alimentação do seu rebanho leiteiro, que sua produção de leite bovino seja incrementada em mais 20 mil litros/dia. 

O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste já enviaram equipes de técnicos à Fazenda Flor da Serra com vistas ao financiamento de pecuaristas que desejarem financiamento para a aquisição do milho ensilado.

Rállyson Nunes

Publicado por:

Rállyson Nunes

Jornalista DRT 2233/RN, Apresentador de Rádio, Comentarista Político, Repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS e Empresário.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR