Gazeta do RN

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024
Crianet
Crianet

Reportagens especiais

Crianças e adolescentes do Seridó encenam narrativas do sertão em festival nesta quarta

Grupo Brotos do Algodão, do município de Ouro Branco, em oficina teatral

Isaac Moisés
Por Isaac Moisés
Crianças e adolescentes do Seridó encenam narrativas do sertão em festival nesta quarta
Allan Matson/Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O dia 22 de novembro tem sido aguardado com expectativa por crianças e adolescentes dos municípios de Ouro Branco, São José do Seridó, São Fernando, Santana do Seridó e Ipuera. O motivo? É que os integrantes do Projeto Trapiá Semente irão participar da Mostra Trapiá Semente, que está em sua segunda edição. Ao longo deste ano, o projeto realizou um trabalho de inclusão educativa e social desses jovens seridoenses através da arte, e chegou a hora de celebrarem os resultados, com uma tarde de atividades, que terá como encerramento a apresentação dos cinco espetáculos, em evento aberto ao público, às 19h, com doação voluntária de 1kg de alimento. Todas as ações acontecerão na Concha Acústica do Sesc Caicó.

Em parceria com o SESC RN, através do projeto Aldeia SESC Seridó, a 2ª Mostra Trapiá Semente tem o objetivo de promover os talentos desenvolvidos ao longo de 2023, por meio da criação de grupos de teatro. No Encontro, os cinco grupos de jovens, criados em 2023, terão uma tarde dedicada a eles, com oficinas, apresentações e momentos de confraternização.

Os grupos chegam no Sesc às 16h, e vão passar por passagem de palco, preparação dos elencos e oficina de canto com Maria das Vitórias.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Durante o ano, para cada grupo participante, o Projeto Cultural Trapiá Semente ofereceu um curso livre de teatro com aulas semanais e oficinas, que culminaram na criação e estreia de um espetáculo teatral, com a participação dos jovens envolvidos. Na apresentação de hoje, todas as histórias se reunirão em uma grande apresentação. “A Trapiá Cia Teatral preparou a apresentação dos espetáculos de forma a criar uma dinâmica entre as cinco histórias”, explica a produtora cultural da MAPA Realizações Culturais, Tatiane Fernandes.

De São Fernando, vem a peça O Boi Encantado do Umarizeiro, com uma história contada em versos. De Ipueira, vem Histórias de Visonha, que reúne histórias de Jaraguá, de rasga mortalha e papangus. Ouro Branco traz Oiticica, que homenageia o poeta Orilo Dantas. São José do Seridó traz Vocação e Fé do Povo de São José, com a devoção ao santo padroeiro e a vocação para costura. Em Santana do Seridó, a peça traz A Saga do Cruzeiro, que faz parte das histórias da cidade.

Projeto Trapiá Semente

O Projeto Trapiá Semente é dividido em quatro fases – Semear, Regar, Florescer e Cultivar – o Trapiá Semente promove este ano, na região Seridó, uma ação continuada junto a crianças, adolescentes e jovens para uma vivência no mundo do teatro.

O Projeto é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia. Tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.

FONTE/CRÉDITOS: TRIBUNA DO NORTE
Comentários:
Isaac Moisés

Publicado por:

Isaac Moisés

Repórter estagiário Estudante Colunista Escritor

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!