Gazeta do RN

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025
Crianet
Crianet

Esporte

Atleta potiguar Victoria Barros faz história ao avançar na Austrália

Com vitória de virada, potiguar se torna a primeira brasileira a alcançar a terceira rodada juvenil do torneio

Joana Oliveira
Por Joana Oliveira
Atleta potiguar Victoria Barros faz história ao avançar na Austrália
ATP Australian
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A potiguar Victoria Barros, de 15 anos, fez história na madrugada desta segunda-feira (20). A tenista venceu a sérvia Petra Konjikusic de virada com o placar final de 4/6, 6/3 e 6/4 no Australian Open. Com o resultado, Victoria se tornou a primeira brasileira a alcançar a terceira rodada juvenil na competição. Na primeira rodada, a potiguar eliminou a israelense Mika Buchnik, de 17 anos, no Australian Open por 2 sets a 0.

A jovem tenista brasileira terá pela frente a japonesa Shino Tsujioka, de 18 anos e atual 82ª no ranking da ITF, que eliminou a romena Anamaria Oana em sets diretos, com 6/4 e 7/6 na segunda rodada.

Com uma técnica singular e números expressivos nas categorias juvenis, a potiguar treina na academia de Patrick Mouratoglou, ex-técnico de Serena Williams, na França.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

A trajetória de Victória Barros no esporte começou através da mãe, Maria Luiza, que jogava Beach Tennis. Iniciou a prática da modalidade aos seis anos, acompanhando a mãe nos torneios.

Tendo Serena Williams como principal inspiração, ela deixou a praia para apostar nas quadras, passando por projetos sociais em São Paulo e Curitiba. Foi assim que Victória começou a se destacar no cenário nacional e, pouco tempo depois, no internacional também.

Em 2023, Victória Barros fez sua estreia no circuito mundial juvenil da ITF. Ela disputou 10 torneios, somando 35 vitórias e somente seis derrotas. O desempenho lhe rendeu a conquista de quatro títulos, além de um vice-campeonato.

Os primeiros troféus vieram ambos no ITF J30 em Limassol, no Chipre. No mesmo país, ganhou um ITF J60 de Larnaca em junho e fechou o ano com a conquista do J100 de Dubrovnik, na Croácia.

Ivan Ljubicic, ex-treinador de Roger Federer foi um dos primeiros a perceber o talento nato da tenista. Ela conquistou o título sub-14 do Ljubicic Academy Open, disputado em sua academia, em abril de 2023. “Você é uma atleta incrível, fisicamente você é fantástica. Só peço que não perca essa criatividade e que possa jogar esse tênis espetacular. Vi alguns pontos hoje que eu nunca tinha visto em tenistas dessa idade, batendo por baixo da perna, vindo para rede, dando drop-shots…Tenho certeza que você terá uma carreira fantástica”.

FONTE/CRÉDITOS: tribuna do norte
Comentários:
Joana Oliveira

Publicado por:

Joana Oliveira

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!