Gazeta do RN

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Crianet
Crianet

Geral

Vereador propõe ações em contraturno escolar para qualificação profissional em Natal

Pedro Henrique (PP) defende cursos de tecnologia, inteligência artificial e produção de conteúdo para jovens no período oposto às aulas.

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Vereador propõe ações em contraturno escolar para qualificação profissional em Natal
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O vereador de Natal Pedro Henrique (PP) propõe a implementação de ações educativas em contraturno escolar para qualificação profissional de jovens. O parlamentar defendeu a oferta de cursos como robótica, inteligência artificial (IA) e produção de conteúdo digital no período oposto às aulas, com o objetivo de preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho.

“Eu defendo hoje ações em contraturnos escolares, que a gente possa fazer com que esse jovem, em contraturno, ele consiga ter noções fundamentais de cidadania, ética, transparência pública, tecnologia da informação, sistemas”, afirmou Pedro Henrique. Ele citou exemplos de capacitações alinhadas às necessidades atuais, como cursos de “storymaker” (criação de conteúdo) e pilotagem de drones.

O vereador destacou que a educação formal, embora essencial, não é suficiente para garantir a inserção profissional dos jovens. “O sistema de educação formal é fundamental, mas só ele, hoje, não funciona efetivamente”, disse, em entrevista ao Jornal da Mix nesta segunda-feira 17. Ele comparou a proposta com antigos cursos profissionalizantes, como marcenaria e datilografia, que eram comuns no passado, mas precisam ser atualizados para refletir as mudanças tecnológicas.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Pedro Henrique também abordou o uso da inteligência artificial, ressaltando que, embora seja uma ferramenta útil, ela não substituirá a capacidade humana. “A IA nunca vai substituir a emoção, a personalidade e o contexto que só o ser humano pode oferecer”, afirmou.

O parlamentar, que é formado em Direito e cursa Administração Pública, enfatizou a importância de oferecer condições para que os jovens possam aplicar os conhecimentos adquiridos. “Não adianta só ensinar. O jovem precisa ter acesso a um crédito para comprar um celular, por exemplo, e começar a vender seus serviços”, explicou. Ele sugeriu a criação de mecanismos de financiamento, como o Fundo da Infância e Adolescência ou o Fundo da Juventude, para apoiar os estudantes nessa etapa inicial.

Pedro Henrique também comentou sobre sua atuação na Câmara Municipal, onde integra as comissões de Turismo, Comércio e Empreendedorismo e de Educação. Ele destacou que a proposta de ações em contraturno será uma de suas prioridades.

FONTE/CRÉDITOS: AGORA RN
Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!