Gazeta do RN

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Crianet
Crianet

Estado

UFERSA e outras 30 instituições assinam Pacto pela Educação no RN

Universidade Federal Rural do Semi-Árido se junta ao GAEPE para fortalecer a educação no estado, com apoio do Tribunal de Contas e Ministério Público

Neilla Souza
Por Neilla Souza
UFERSA e outras 30 instituições assinam Pacto pela Educação no RN
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) se junta ao Gabinete de Articulação para a Efetivação da Política de Educação do Rio Grande no Norte – GAEPE. A iniciativa é capitaneada pelo Tribunal de Contas do Estado do RN e Instituto Articule, com apoio do Ministério Público, e reúne 34 instituições em um Pacto pela Educação do Estado. A assinatura de adesão aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 17, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.

Reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, explica que a Universidade tem presença estratégica no Pacto que as instituições potiguares estão fazendo pela educação. “As instituições signatárias se comprometeram a trabalhar de forma conjunta e integrada visando superar os desafios educacionais existentes e no intuito de promover uma educação pública inclusiva e de qualidade. Esse objetivo, por sinal, está diretamente relacionado à finalidade da nossa Ufersa no que diz respeito ao desenvolvimento da região semiárida”.

De acordo com o documento, o GAEPE tem como propósito colaborar na qualificação da educação pública através do diálogo e colaboração entre os diversos atores envolvidos com as políticas pública educacional. A proposta parte da governança horizontal, promovendo o debate e a busca de solução dos principais desafios do setor.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Na avaliação de Gilberto Jales, conselheiro do Tribunal de Contas do RN, responsável e entusiasta da iniciativa no Estado, a iniciativa vai demandar planejamento e soma de esforços articulados entre as instituições. “Toda energia deve ser voltada para o aprendizado, a melhoria do ensino. E isso vai refletir no desenvolvimento do Estado”.

O evento de lançamento do GAEPE reuniu dirigentes e representantes das mais diversas instituições que atuam com à educação. “O Pacto pela Educação deverá ser um acelerador de políticas públicas, com representações de todas as esferas em uma arena plural de discussão e diálogos para a construção de soluções com cada Instituição dando sua contribuição”, defende o reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes.

FONTE/CRÉDITOS: O MOSSOROENSE
Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!