Nesta Sexta(11), foi realizado uma reunião extraordinária entre a direção geral do Campus Apodi do IFRN, Comitê Local de Enfrentamento à COVID-19 e o Colégio Gestor sobre o retorno presencial das aulas.
Na reunião, foi feita uma avaliação dos encaminhamentos da reunião do CODIR realizada nesta Quinta(10), na qual foi recomendada a manutenção das atividades remotas até o dia 18 de fevereiro, bem como avaliou-se também o cenário local.
A partir da análise dos índices diários de infecção na região, bem como do baixo índice de casos ativos entre alunos e servidores, o colegiado aprovou a manutenção das atividades remotas até o dia 18/02 e o retorno ao formato presencial tanta das atividades acadêmicas quanto das atividades administrativas, no dia 21 de fevereiro.
Ainda nesta Sexta(11), as escolas da rede estadual confimaram que o retorno das atividades presenciais só iram ocorrer de 21 de fevereiro.
VEJA MAIS: Escolas da rede estadual de Apodi decidem adiar volta às aulas para o dia 21 de Fevereiro
RETORNO SEGURO
Com a decisão do retorno 100% presencial a partir de 21 de fevereiro, é necessário que toda comunidade acadêmica esteja ciente da importância do retorno seguro. Para ter acesso ao Campus alunos e servidores deverão tomar as devidas precauções:
- Estar com a vacinação em dia. O estímulo à vacinação é fundamental, a vacina não é apenas uma proteção individual, mas sim coletiva. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas melhor será o processo para interromper o ciclo de transmissão do vírus. Nesse sentido, a fim de se resguardar a saúde da comunidade acadêmica, somente terá acesso à Instituição o membro que estiver vacinado.
- Fazer o uso correto da máscara (o modelo N95 ou PFF2 têm sido as mais recomendadas por especialistas);
- Distanciamento Social: Manutenção de uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas;
- Respeitar os cartazes de sinalização do Campus;
- Notificação: A presença de sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19 (calafrios, dor de garganta, falta de ar, tosse, febre alta, coriza, nariz congestionado, perda de olfato, perda de paladar) deve ser comunicada ao superior imediato ou professor, no caso de alunos, e devem ser orientados o isolamento e a procura por atendimento e testagem. Uma vez não confirmada a COVID-19 o retorno deve ocorrer conforme a situação clínica; Se a COVID-19 for confirmada, a pessoa deve permanecer afastada do Campus e isolada em casa por 14 dias. As pessoas com quem ela teve contato devem ser comunicadas e condutas devem ser tomadas conforme o grau de risco da exposição ao contato;
- Sanar Duvidas: Dúvidas pontuais relacionadas à volta presencial devem ser discutidas com as chefias imediatas e mediatas, no caso de docentes e servidores técnico-administrativos; e com Professores e supervisores, no caso de alunos.

Comentários: