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Quinta-feira, 22 de Maio de 2025
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Escolas da zona rural de Mossoró recebem pluviômetros e integram projeto de monitoramento das chuvas

Iniciativa pioneira envolve estudantes e amplia a coleta de dados meteorológicos em 25 comunidades do município

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Escolas da zona rural de Mossoró recebem pluviômetros e integram projeto de monitoramento das chuvas
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A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), iniciou na última sexta-feira (25) a instalação de pluviômetros em escolas públicas e unidades de ensino infantil de 25 comunidades polos da zona rural do município.

O projeto, coordenado pelo professor de Ciências Naturais da UFERSA, Alciomar Lopes, tem caráter educativo e científico, buscando ampliar o monitoramento das chuvas no território rural de Mossoró — o maior entre os municípios do Rio Grande do Norte. Além de coletar dados essenciais para agricultores e criadores locais, a ação também desperta o interesse dos estudantes pela ciência e pelo meio ambiente.

A Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada em Passagem de Pedras, foi uma das primeiras instituições contempladas. Na ocasião, os alunos participaram ativamente da atividade, acompanhando a instalação do equipamento e uma explicação sobre sua importância, conduzida pelo professor Alciomar Lopes.

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O projeto conta com dois tipos de equipamentos. O primeiro é o pluviômetro automático, que transmite em tempo real os dados das chuvas para os sistemas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), permitindo um acompanhamento contínuo e preciso. O segundo é o pluviômetro manual, que depende do registro direto por pessoas capacitadas nas escolas e comunidades, cujos dados são posteriormente encaminhados para análise.

A combinação dos dois sistemas fortalece a confiabilidade da coleta de dados e contribui para a construção de um banco climático mais robusto, que auxiliará na tomada de decisões sobre o uso da terra e os períodos de plantio na região.

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