Os mais de 246 mil pequenos negócios, que representam 88,60% das empresas atuantes no Rio Grande do Norte, entraram no rol de discussões pertinentes às eleições municipais que ocorrem em 2024. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae/RN) lançou, nesta terça-feira (30), a cartilha “Eleições 2024: candidato parceiro do pequeno negócio”.
Outro dado compilado pelo Sebrae/RN aponta que os pequenos negócios, setor que gera 86% das vagas de emprego, somaram 36,6% do PIB do RN em 2022. Nesse sentido, o guia visa fomentar uma discussão e incluir o empreendedorismo na pauta dos candidatos e futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que serão votados neste ano. É o que explicou José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo), superintendente do Sebrae/RN.
“São diversas maneiras de a prefeitura se envolver e apoiar a pequena empresa no seu município. Apoiar a pequena empresa, o empreendedorismo, a livre iniciativa e o desenvolvimento”, disse Zeca Melo. Para ele, a agenda política deve apresentar políticas públicas para a sociedade. O guia traz sugestões de propostas de campanha, para candidatos, e de planos de governo, para os eleitos, em temas como empreendedorismo na escola, compras governamentais, desburocratização, sustentabilidade e marketing territorial.
A solenidade de lançamento foi aberta pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento do Sebrae-RN, Itamar Manso, que em sua fala destacou a importância do olhar para o pequeno negócio. “É muito importante fortalecer a economia local, através da criação de políticas que impulsionem o crescimento sustentável e promovam a inovação”, afirmou.
O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa na Assembleia Legislativa, concordou com esse posicionamento sobre o papel dos Municípios no apoio aos empreendedores e à “potência dos pequenos negócios”. “Aqueles que ainda não estiverem percebendo que o pequeno negócio é a grande mola propulsora para que a gente saia do alto índice de desemprego, esse está caminhando no lado errado. É preciso que os nossos gestores, os pré-candidatos, que eles possam ficar atentos aos nossos pequenos negócios”, afirmou.
Após a exposição da cartilha, os próximos passos do projeto são, de acordo com Zeca Melo, discutir as propostas com os candidatos nas cidades maiores e se reunir com os eleitos. “Isso vai ser deflagrado a partir das próximas semanas. A partir da definição dos candidatos”, informou. Ele se referiu ao dia 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha de candidaturas.
José Maria, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista do Rio Grande do Norte (FCDL), destacou que a iniciativa significa um apoio aos municípios. “Os candidatos que estão aí pleiteando administrar os municípios precisam ter esse entendimento de que é necessário ter essa parceria, trazendo novos agentes financeiros para o município e fazendo parceria com o comércio local”. Além disso, José Maria defendeu que os gestores potiguares devem administrar os municípios com uma “visão empreendedora”, especialmente para os pequenos negócios.
Um dos vice-presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN), Michelson Frota reforçou a força do Estado em diversas vertentes, como a agricultura, muito presente em Mossoró, cidade que ele representa, e o artesanato. “Devemos passar isso para os atuais candidatos e possíveis eleitos, em cima de projetos de plano de governo voltados para o micro e pequeno empreendedor”, concluiu.
