Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 27 de Outubro 2025

Estado

RN fecha 2024 com saldo positivo de 17.745 novas empresas

Aumento do empreendedorismo destaca MEIs como protagonistas, com maior número de novos negócios no estado

Joana Oliveira
Por Joana Oliveira
RN fecha 2024 com saldo positivo de 17.745 novas empresas
Jornal o mossoroense
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio Grande do Norte, de janeiro a dezembro de 2024, registrou um saldo positivo de 17.745 novas empresas, a maioria microempreendedores individuais (MEIs), o que demonstra o estímulo do estado ao empreendedorismo potiguar. Os dados constam no primeiro Boletim Empresarial, fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN), elaborado com o objetivo de apresentar os fatores relevantes sobre o cenário empresarial do RN. O boletim também destaca os números de empresas abertas e fechadas no ano; os principais tipos de empresas ativas e inativas; a divisão jurídica e por setor econômico, e, a análise espacial dos municípios com maior impacto na atividade empresarial.

No que concerne ao balanço de 2024 das empresas abertas e fechadas, é possível perceber os Microempreendedores Individuais (MEIs) com 32.520 novos empreendimentos, as Microempresas (MEs) com 8.914 unidades, as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) com 1.704, e as que não se encaixam em nenhuma das anteriores e são enquadradas como “demais” com 1.330.

Quando se trata do saldo de empregos por segmento econômico, o setor de comércio obteve o primeiro lugar com 17.250 registros, seguido pela construção civil com 7.990 registros e as atividades administrativas e os serviços complementares que somaram 7.070 registros.

Publicidade

 

Referente aos municípios com os maiores saldos de empresas em 2024, as cinco primeiras destacam-se: Natal com 5.975 empresas, Parnamirim com 2.499 novos negócios, Mossoró com 1.870, São Gonçalo do Amarante (683) e Extremoz (443).

“O boletim reforça o compromisso da SEDEC e da JUCERN em fomentar um ambiente de negócios transparente e dinâmico, contribuindo para o fortalecimento da economia do Rio Grande do Norte e para a construção de um estado mais competitivo e integrado ao cenário nacional e internacional”, afirma o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

 

Fonte: Boletim Empresarial – Ano 2024 JUCERN/SEDEC (2025).

FONTE/CRÉDITOS: Jornal o mossoroense
Joana Oliveira

Publicado por:

Joana Oliveira

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR