Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 28 de Outubro 2025

Mossoró

Projeto da UERN utiliza ultrassom dermatológico avançado para atendimento SUS

Iniciativa pioneira no Norte e Nordeste oferece diagnóstico preciso e tratamento de patologias dermatológicas

Joana Oliveira
Por Joana Oliveira
Projeto da UERN utiliza ultrassom dermatológico avançado para atendimento SUS
TCM Notícia
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está proporcionando atendimento dermatológico com tecnologia avançada para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Núcleo de Estudos Avançados em Dermatologia Diagnóstica, composto por professoras e alunos da Faculdade de Medicina da UERN, é o único serviço de saúde no Norte e Nordeste a oferecer ultrassom dermatológico.

“A ideia surgiu quando comecei a trabalhar com ultrassonografia dermatológica, que é uma inovação, por ser o primeiro exame de imagem que consegue ver por baixo da pele e mapear lesões. Juntamos outras especialidades, como dermatologia e dermatopatologia, e criamos um núcleo de estudos avançados em dermatologia diagnóstica. Conseguimos oferecer aos pacientes do SUS uma estrutura que utiliza tecnologia de ponta para diagnosticar e tratar patologias dermatológicas complexas”, afirmou Joana Rosa, professora do curso de Medicina.

O uso do ultrassom permite à equipe realizar biópsias mais precisas, identificando e tratando doenças de forma mais rápida e eficaz. “Este projeto veio para agregar no diagnóstico e, como é um projeto de extensão, ensino e pesquisa, pretendemos usar os dados coletados para beneficiar os alunos e a pesquisa. A biópsia, sendo um procedimento invasivo, causa angústia ao paciente. Nosso objetivo é correlacionar os achados ultrassonográficos, que são indolores, com os achados estopatológicos”, explicou Camila Souza, também professora de Medicina.

Publicidade

O núcleo, que opera no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), atende exclusivamente pacientes encaminhados pelo SUS, tratando desde problemas dermatológicos simples até casos complexos como câncer de pele. O uso do ultrassom garante atendimento especializado gratuito à população e oferece aos estudantes a oportunidade de se aprofundarem na área.

“É gratificante ver a diferença na eficácia e assertividade com o grupo. Participar deste núcleo é um prazer imenso, pois temos certeza da importância que ele terá para a sociedade mossoroense e a região, atendida no ambulatório da FACS”, declarou Milena Mendonça, mestranda da UERN.

FONTE/CRÉDITOS: TCM Notícia
Joana Oliveira

Publicado por:

Joana Oliveira

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR