Gazeta do RN

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Estado

Festa de padroeira de Pau dos Ferros tem encerramento com presença da governadora

As comemorações à Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros completa 265 anos.

Marcos Costa
Por Marcos Costa
Festa de padroeira de Pau dos Ferros tem encerramento com presença da governadora
Sandro Menezes / Asscom/RN
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As comemorações à Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros completa 265 anos. "É um momento de fé, de devoção e expressão da religiosidade do nosso povo", afirmou a governadora que foi convidada descerrar  a bandeira do Estado, ato que simbolizou o encerramento dos festejos. Fátima Bezerra esteve acompanhada do secretário de Estado do Planejamento,  Aldemir Freire, do presidente  da Fundação de Pesquisa do RN (Fapern), Gilton Sampaio, da prefeita Mariana Almeida e da vereadora Aldacéia Oliveira.

Fátima Bezerra ressaltou a preocupação da organização da festa em respeito às medidas sanitárias e orientando uso de máscaras e invocou as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição por mais paz e melhores dias para todos.

O pároco da cidade, padre Porcídio Lopes saudou a governadora e autoridades, lembrou as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19 e exortou todos a manterem medidas preventivas e tomar a vacina.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

A programação iniciou em 28 de novembro com o retorno da imagem de Nossa Senhora à Igreja matriz após 30 dias de peregrinação no município.

História

A devoção à Nossa Senhora da Conceição começou muito antes de existir o município de Pau dos Ferros, no ano de 1739, quando o fazendeiro Francisco Marçal fez uma promessa para sua família se curar da cólera.

No ano seguinte, em 1740, a imagem original chegou em nossas terras. Desde então, há 281 anos, a cidade celebra a Festa da Imaculada Conceição.

Em 1756 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (5ª paróquia mais antiga do estado)  mas somente em 1856, cem anos depois,  foi fundada a cidade de Pau dos Ferros.

FONTE/CRÉDITOS: defato.com/home
Marcos Costa

Publicado por:

Marcos Costa

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Crianet
Crianet

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!