Gazeta do RN

Notícias/Mossoró

Caravana RN+ Coração atende crianças com cardiopatias congênitas em Mossoró

Na ação, as crianças realizaram avaliação cardiológica pediátrica, ecocardiograma e atendimento multiprofissionais.

Caravana RN+ Coração atende crianças com cardiopatias congênitas em Mossoró
Wilson Moreno / PMM
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mossoró recebeu nesta terça-feira (21) a Caravana RN+ Coração. Cerca de 80 crianças de Mossoró e cidades circunvizinhas foram atendidas no mutirão realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Antônio de Medeiros, no Teimosos, região do bairro Costa e Silva. Junho é o mês de conscientização da Cardiopatia Congênita aqui no Rio Grande do Norte.

O projeto RN+ Coração é uma parceria entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Associação dos Amigos do Coração da Criança (AMICO) para atender as crianças potiguares com cardiopatia congênita. Na ação, as crianças realizaram avaliação cardiológica pediátrica, ecocardiograma e atendimento multiprofissional como psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas e enfermeiros.

O programa permite o diagnóstico precoce das cardiopatias infantis no Rio Grande do Norte. “Estamos muito felizes em estar aqui em Mossoró”, disse Larissa Araújo, subcoordenadora de Gestão e Educação da Sesap e responsável pelo projeto. O programa busca promover o diagnóstico precoce das cardiopatias infantis fazendo triagem com toda equipe de psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas, enfermeiros para a realização de exames como o ecocardiograma em crianças até seis anos de idade.

A expectativa da caravana é buscar e tratar aquelas crianças que sequer recebem os diagnósticos. A medida também tira dúvidas sobre a cardiopatia congênita, além de diminuir a demanda reprimida daquelas que já têm um diagnóstico, mas pela distância de Natal e falta de conhecimento dos familiares e mesmo pela questão da regulação, não conseguem manter o tratamento.

“Essa é mais uma ação do RN+ Coração que, além de ter por objetivo o aumento dos diagnósticos e encaminhamentos das crianças cardiopatas ao tratamento necessário, vem promovendo capacitação dos profissionais de saúde, lutando pela universalização do teste do pezinho nas unidades e a informatização de todos os dados. Com todo esse trabalho digitalizado, num futuro a médio prazo produziremos um banco de dados de exames realizados e do apoio diagnóstico, e dessa forma teremos um diagnóstico situacional para avaliar as necessidades de nossas maternidades e mesmo dos municípios e respectivas regiões”, explicou a responsável pelo programa na Secretaria.

A ação no segundo maior município do Rio Grande do Norte atendeu tanto crianças residentes em Mossoró como de outras cidades próximas como Itajá e Areia Branca. Os pais comemoraram a presença das equipes no município. Eles disseram que a vinda do RN+ Coração para o município evitou uma viagem a Natal, cidade mais distante.

“Meu filho já é acompanhado pela AMICO já há sete anos. Ele foi diagnosticado com cardiopatia congênita. Estamos felizes da caravana estar sendo realizada hoje aqui em Mossoró. Assim a gente evita viagem para Natal”, disse Maria Paloma, moradora do bairro Sumaré que levou o filho e o sobrinho para a consulta.

Também do mesmo bairro, Micilene Duarte, que tem um filho de 2 anos e 11 meses, e que também é cardiopata, aproveitou o mutirão e realizou exames na criança.

“Estamos aproveitando o mutirão para realizar novos exames para saber como ele está. Ele é paciente da AMICO. Só em a gente não ir a Natal. É muito cansativo. Nós estamos procurando o melhor para nossos filhos”.

Ariadna das Neves e Izabel Saraiva são moradoras de cidades vizinhas a Mossoró e também estiveram na UBS Duclécio Antônio de Medeiros. A primeira mulher é residente no município de Baraúna e levou a filha de 5 meses para a consulta. Já a segunda mora em Itajá e tem uma filha com cardiopatia. A criança tem 10 meses de vida. As duas também ficaram felizes com a ação sendo realizada próxima de suas respectivas cidades.

“Eu estou achando muito bom essa ação em Mossoró porque fica mais próximo de minha cidade e é menos cansativo com o bebê para ir a Natal. É bem melhor aqui. É bem mais fácil para a gente. Aqui fica bem mais fácil”, disse Ariadna.

“Estou aqui para realizar a consulta. É um retorno dela. Faz dois meses que ela passou pela última consulta, e como hoje tem essa caravana aqui em Mossoró, ficou mais fácil para poder fazer essa consulta de retorno”, falou Izabel.

A ação realizada em Mossoró foi a última desta etapa.

OUTRAS CIDADES

Os profissionais visitaram, além de Mossoró, outras cidades potiguares. A caravana passou pelos municípios de Natal, Macaíba, São José do Mipibu e Pau dos Ferros. Os mutirões contam com o apoio do INCOR Natal, Hospital Rio Grande e Círculo do Coração de Pernambuco.

“Estamos finalizando essa etapa da caravana do projeto aqui em Mossoró. É um projeto lindo. Nós já passamos por várias regiões e realizamos 256 atendimentos em crianças, sendo que 18 delas foram encaminhadas para procedimento cirúrgico”, disse Larissa Araújo. A Caravana RN+ Coração na Estrada atendeu 140 crianças no primeiro fim de semana de mutirão em Natal, Macaíba e São José do Mipibu.

A parceria não se encerra com os mutirões, e para isso estão sendo capacitados nove médicos pediatras para avaliações de triagem neonatal e 30 profissionais de enfermagem, que darão continuidade ao trabalho nas maternidades dos municípios.

“Esse é um projeto de educação continuada e também para capacitar equipes de saúde. Além dos atendimentos que estamos fazendo nós também estamos treinando e capacitando cinco médicos em Mossoró e entre 10 a 12 profissionais de enfermagem com o objetivo final de aumentar a capacidade de diagnóstico precoce de doenças do coração na infância aqui no interior do estado”, explicou o coordenador do projeto RN + Coração e médico cardiologista infantil, Raimundo Amorim.

Aviso: Esse conteúdo não reflete a opinião do nosso portal e a sua fonte é defato.com/home

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem para nossa Central de Atendimento.