Com a chegada deste Sábado(23), o município de Apodi chegou ao centésimo dia sem mortes ocasionada pela Covid-19 na cidade. A última vez que a cidade registrou um óbito por Covid foi no dia 15 de Julho deste ano.
PRIMEIRA MORTE
Apodi registrou a primeira morte oficial ocasionada pelo Novo Coronavírus no dia 10 de Abril de 2020, uma idosa de 79 anos.
Oito meses depois, ainda sem uma vacina, o município terminava o ano com 38 fatalidades por covid.
INÍCIO DA VACINAÇÃO
Logo no início de 2021, surge o primeiro resquício de esperança na luta contra a pandemia: a chegada da vacina. Então, no dia 20 de Janeiro de 2021, foi dado início na tão esperada campanha de vacinação contra o Novo Coronavírus.
Inicialmente, os primeiros imunizados foram os trabalhadores da saúde, os idosos com pelo 75 anos anos, idosos com 60 anos ou mais institucionalizados, a população indígena e pessoas acima de 18 anos com deficiência.
O MOMENTO MAIS COMPLICADO
O momento mais difícil da pandemia que Apodi enfrentou foi entre Abril e Maio de 2021. Durante esse período, a cidade registrou 43 fatalidades por Covid, mais que o ano de 2020 inteiro, e chegou a ter 30 pessoas hospitalizadas ao mesmo tempo.
A chegada do mês de Abril contabilizava 50 óbitos confirmados. Ao fim de Maio, esse número aumentou drasticamente para 93, sendo o maior número de mortes na cidade em um curto período de tempo.
ESTABILIZAÇÃO
Foi em Junho que a situação começou a se amenizar. Depois de dois meses delicados, Apodi apresentou uma significante baixa no número de mortes, registrando sete no mês inteiro.
Em Julho, já com 50% da população vacinada com pelo menos a primeira dose, a situação foi parcialmente controlada e o município registrou, no dia 15, a última fatalidade até aqui.
Desde então, a cidade de Apodi não registra óbitos e comemoram-se 100 dias desde a última morte. Um resultado de um esforço mútuo entre a população e as autoridades sanitárias, em manter a vacinação seguindo em frente, o distanciamento social e alguns cuidados em combate ao contágio.
Comentários: