Um adolescente de 13 anos morreu vítima de dengue grave em um hospital de Aracaju. A causa do óbito foi confirmada pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen) e divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria da Saúde de São Cristóvão, onde a vítima morava.
Segundo o órgão, o adolescente, que tinha comorbidades, começou a apresentar sintomas no dia 28 de junho, se internou e morreu na última segunda (4).
A morte de uma professora pela mesma doença também foi confirmada nesta terça, na capital. Ao todo, seis óbitos e mais de 800 casos da doença no estado foram confirmados.
Ações em São Cristóvão
Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os casos vêm aumentando desde o mês de janeiro no município, quando foram notificados 47 casos suspeitos e 10 confirmados no município. Em fevereiro foram 30 notificações e 5 confirmações, e em março o número de notificações passou para 98, com 11 pessoas confirmadas. Já em abril o aumento foi ainda maior, com 145 casos suspeitos e 29 confirmados.
A SMS informou que estão sendo realizadas vistorias em escolas e residências, controle vetorial com borrifação de inseticida, e ações de prevenção e bloqueio na cidade durante todo o ano, nas localidades onde houve ocorrência de casos suspeitos e positivos de arboviroses, para verificar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A população pode colaborar com o combate ao mosquito, verificando se existem focos em suas residências, e evitando acúmulo de água parada, local de reprodução do mosquito.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/B/afwsHlSJOKImz8VdPRKg/como-pega-dengue.jpg)

Comentários: