Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 28 de Outubro 2025

Estado

Ações do Governo estimulam geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte

Incentivos fiscais, obras estruturantes e parcerias com a iniciativa privada fortalecem a economia e ampliam oportunidades de trabalho.

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Ações do Governo estimulam geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem implementado uma série de ações e investimentos, muitos deles em parceria com o setor privado, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar emprego e renda. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 15 mil novos postos de trabalho com carteira assinada foram criados até agosto, o maior saldo dos últimos anos no estado.

Atualmente, mais de 550 mil potiguares trabalham formalmente, número que representa o maior patamar desde 2020. O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi) tem papel central neste cenário, atuando tanto na retenção de empresas já instaladas quanto na atração de novos investimentos e na expansão da indústria local.

O Proedi já beneficia 348 empresas, resultando na geração de aproximadamente 62 mil empregos diretos e indiretos. Desde 2019, o programa tem transformado o panorama econômico potiguar, oferecendo incentivos fiscais que estimulam o crescimento industrial e fortalecem a competitividade do estado no Nordeste.

Publicidade

Além da atuação na indústria, o Governo investe em educação profissional e tecnológica, ampliando matrículas em cursos técnicos de 7.058 para 17.928 em cinco anos. Dez escolas técnicas padrão Instituto Federal já foram entregues, com um total de 12 previstas, ampliando a qualificação da mão de obra e aumentando as oportunidades para jovens e trabalhadores.

As ações combinam desenvolvimento econômico com impacto social, oferecendo mais oportunidades às famílias e promovendo maior igualdade. O RN se consolida como o único estado do Nordeste onde o número de empregos formais supera o de beneficiários de programas assistenciais de transferência de renda, mostrando que crescimento econômico e inclusão social podem caminhar lado a lado.

O Governo reforça que continuar fortalecendo a parceria com investidores e ampliando políticas públicas é essencial para manter o estado em trajetória de prosperidade, atraindo novos negócios, ampliando empregos e garantindo um futuro mais justo para toda a população potiguar.

Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR