Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Sábado, 25 de Outubro 2025

Estado

RN recebe primeiro lote de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama

Trastuzumabe Entansina, incorporado ao SUS, promete reduzir em até 50% a mortalidade de pacientes com câncer de mama HER2-positivo.

Neilla Souza
Por Neilla Souza
RN recebe primeiro lote de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (23) o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, uma inovação no tratamento do câncer de mama HER2-positivo, tipo agressivo da doença que estimula o crescimento acelerado das células tumorais. O estado foi contemplado com 198 unidades do medicamento, que serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde conforme os protocolos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, o Trastuzumabe Entansina é um avanço histórico na oncologia brasileira, representando o primeiro protocolo clínico voltado exclusivamente a esse tipo de câncer. A expectativa é de que o novo tratamento possa reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes diagnosticadas com a forma HER2-positiva. “É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, destacou José Barreto, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do ministério.

A previsão é de que o medicamento beneficie 1.144 pacientes até o final de 2025, atendendo 100% da demanda atual do SUS. O Ministério também informou que novas remessas estão programadas para dezembro deste ano, além de outras duas entregas em março e junho de 2026, garantindo a continuidade do tratamento em todo o país.

Publicidade

Além desse avanço, o governo federal também anunciou a ampliação da oferta de inibidores de ciclinas — como abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe — indicados para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2-negativo. Esses medicamentos serão adquiridos por meio de um modelo descentralizado, permitindo que estados e municípios realizem as compras diretamente com financiamento federal.

O investimento total do Ministério da Saúde para aquisição do Trastuzumabe Entansina foi de R$ 159,3 milhões, garantindo a compra de 34,4 mil frascos-ampola a um valor cerca de 50% inferior ao de mercado, o que representa uma economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões aos cofres públicos. A medida reforça o compromisso do SUS em ampliar o acesso a terapias inovadoras e oferecer mais qualidade de vida às mulheres que lutam contra o câncer de mama em todo o país.

Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR