Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Novembro 2025

Estado

Rio Grande do Norte se destaca como o estado mais verde e sustentável do Brasil em matriz elétrica

Balanço do Setor Elétrico do 1º semestre de 2025 revela predominância de fontes renováveis.

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Rio Grande do Norte se destaca como o estado mais verde e sustentável do Brasil em matriz elétrica
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio Grande do Norte se consolidou como referência nacional em sustentabilidade energética, com 99,03% da potência outorgada e 98,5% da potência instalada provenientes de fontes renováveis, como energia eólica, solar fotovoltaica, biomassa e hídrica. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) no Balanço do Setor Elétrico do RN – 1º semestre de 2025, publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O boletim destaca a entrada em operação de novos empreendimentos eólicos e fotovoltaicos, representando 97,5% de toda a potência fiscalizada no estado. A previsão é que, ainda neste ano, 17 novos parques eólicos adicionem cerca de 760 MW à geração, enquanto a instalação de novos empreendimentos fotovoltaicos deve somar 9,5 GW nos próximos sete anos.

No primeiro semestre, foram instalados sete sistemas fotovoltaicos nos municípios de Açu, São Gonçalo do Amarante, Santana do Matos e Parnamirim, além de dois sistemas eólicos em Areia Branca, totalizando uma potência instalada de 256,11 MW. Entre os projetos eólicos, 79% já estão em operação, correspondendo a 10 GW, enquanto 57 projetos fotovoltaicos operam com 1,43 GW, representando 13% da potência outorgada.

Publicidade

O estado também se prepara para receber cinco compensadores síncronos, que irão estabilizar níveis de tensão e frequência da rede elétrica, aumentando a segurança, a flexibilidade e a capacidade de escoamento da energia gerada pelas usinas renováveis. Esses equipamentos estarão disponíveis após os leilões de transmissão previstos para outubro de 2025 e março de 2026.

O Balanço do Setor Elétrico do RN fornece informações detalhadas sobre o desenvolvimento da matriz energética local, evidenciando o avanço do estado na promoção de energia limpa, sustentável e eficiente, consolidando o RN como modelo de inovação e responsabilidade ambiental no Brasil.

Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR