Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Sábado, 08 de Novembro 2025

Geral

Projeto de Lei que aumenta ICMS em Alagoas é aprovado em 2º turno na ALE

Texto prevê aumento da alíquota modal e de bebidas alcoólicas.

Redação gazeta
Por Redação gazeta
Projeto de Lei que aumenta ICMS em Alagoas é aprovado em 2º turno na ALE
Igor Pereira/Ascom-ALE
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Projeto de Lei que prevê o aumento da alíquota básica do Imposto Sobre Comércio e Serviços (ICMS) de 17% para 19% em 2023, enviado pelo governo para a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, foi aprovado em segundo turno nesta segunda-feira (19).

O texto, que agora volta para sanção do governador Paulo Dantas (MDB), prevê também reajuste na alíquota das bebidas alcoólicas, que passa de 25% para 27%. Durante a votação, estavam presentes 16 deputados, apenas dois votaram contra.

A justificativa do governo ao propor o aumento de impostos é cobrir o rombo nos cofres públicos, de mais de R$ 350 milhões só neste ano, deixado pela redução do ICMS sobre a gasolina e energia elétrica.

Publicidade

Em mensagem enviada ao presidente da ALE, Marcelo Victor (MDB), o governador Paulo Dantas (MDB) explica que o projeto de lei busca majorar a alíquota de ICMS em Alagoas com o percentual já aplicado em outros estados brasileiros, onde o a alíquota modal marca 19%.

O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. O imposto é cobrado nas operações com circulação de mercadorias, sobretudo nas áreas de transporte e comunicação.

FONTE/CRÉDITOS: g1.globo.com/al
Redação gazeta

Publicado por:

Redação gazeta

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR