Gazeta do RN

Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Crianet
Crianet

Estado

Potiguar conquista bolsa nos Estados Unidos e realiza vaquinha para conseguir estudar no exterior

Natural de Grossos/RN, Ana Cecília aprendeu a ler e escrever em inglês sozinha.

Isaac Moisés
Por Isaac Moisés
Potiguar conquista bolsa nos Estados Unidos e realiza vaquinha para conseguir estudar no exterior
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Fruto de escola pública, Ana Cecília sempre foi uma aluna destaque. Apesar de ter cursado parte do ensino médio online, nunca desanimou e continuou acreditando em um futuro melhor através da educação.

 

Aos 20 anos, a jovem conseguiu conquistar uma bolsa de estudos para fazer faculdade nos Estados Unidos. Agora, Ana Cecília conta com a ajuda de outras pessoas para realizar o sonho de estudar no exterior.

A conquista da bolsa é resultado de anos de dedicação ao inglês. Autodidata, a estudante aprendeu a língua inglesa sozinha, e resolveu estender o conhecimento. “Atuo como fundadora e presidente do Poliglobalizando, onde gerencio mais de 40 voluntários e duas iniciativas de impacto social: um curso de inglês gratuito e suporte para application (o processo que passei). Fundei essa organização pelo desejo de ajudar outras pessoas que, assim como eu, desejavam aprender inglês, mas não tinham condições”, contou ao TCM Notícia.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Curiosa, com a conclusão do ensino médio na Escola Estadual Coronel Solon em Grossos/RN, Ana Cecília começou a pesquisar por oportunidades educacionais melhores. Foi assim que descobriu a possibilidade de fazer uma graduação nos Estados Unidos, que além do ensino superior, iria garantir uma experiência completa com o inglês.

“O currículo flexível vai me permitir aprender além do meu curso escolhido, atividades extracurriculares disponíveis no campus e múltiplas oportunidades educacionais”, explicou Ana Cecília.

A potiguar se candidatou a uma bolsa de estudos na Berea College, e precisou comprovar não só que era uma boa aluna, mas também sua proficiência no inglês. “Para competir por essa bolsa, precisei enviar uma redação com mais de 1000 palavras, histórico escolar completo traduzido, uma carta de recomendação de um professor do meu ensino médio, uma recomendação escrita pelo meu orientador, atestando minha situação financeira, nota oficial de um teste de proficiência em inglês que comprovasse meu nível avançado, e um questionário financeiro completo preenchido por mim”.

A notícia foi melhor do que esperado, e Ana Cecília foi admitida na universidade com bolsa de 100%, cobrindo todas as mensalidades e custos acadêmicos.

“Recebi a notícia da aprovação em uma terça-feira qualquer, quando fui informada pelo time de admissões do Berea College. Não tenho certeza exata do porquê fui escolhida, mas acredito que meu envolvimento comunitário por meio de voluntariado, bom desempenho acadêmico durante o ensino médio, boas cartas de recomendação e necessidade financeira tenham sido fatores importantes”, falou.

A bolsa, no entanto, não cobre outros gastos como passagem, visto ou custos futuros da faculdade. Por isso, a jovem resolveu iniciar uma campanha para arrecadar dinheiro e assim conseguir ir para os Estados Unidos. A vaquinha visa incentivar as pessoas a doarem no mínimo R$ 1, e a meta inicial é conseguir pelo menos R$ 11 mil.

“Foi uma forma que pensei de mobilizar muitas pessoas por uma causa sem prejudicar ninguém financeiramente. Tenho recebido bastante apoio através de compartilhamentos e já recebi um bom número de doações financeiras. Mais de 100 pessoas já me ajudaram com suas doações, que variam de 50 centavos até 200 reais, e sou muito grata por cada uma delas”, disse a estudante.

A viagem deve acontecer em agosto deste ano, quando o ano letivo da Berea College tem início. A expectativa de Ana Cecília é conseguir conciliar os estudos com um trabalho no próprio campus para arcar com as despesas durante os quatro anos de faculdade. A meta é se dedicar para continuar causando impacto na vida de outras pessoas.

“Tenho em mente de fazer negócios. Desse modo, espero continuar atuando como empreendedora social e diminuir a desigualdade social no Brasil através de oportunidades e iniciativas de impacto, como curso de inglês gratuito e suporte para graduação no exterior”, finalizou.

Saiba como ajudar Ana Cecília:

FONTE/CRÉDITOS: TCM NOTICIAS
Comentários:
Isaac Moisés

Publicado por:

Isaac Moisés

Repórter estagiário Estudante Colunista Escritor

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!