Gazeta do RN

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Crianet
Crianet

Geral

Política municipal em Natal abordará liberdade religiosa e combate à intolerância

Nova iniciativa busca promover o respeito entre crenças e enfrentar casos de intolerância religiosa na capital potiguar.

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Política municipal em Natal abordará liberdade religiosa e combate à intolerância
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Natal publicou, nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei nº 7.824/2025, que institui a Política Municipal de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância. A iniciativa tem como objetivo garantir o respeito à diversidade religiosa, combater atos de discriminação e promover a convivência pacífica entre diferentes crenças e ideologias.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Aprovada pela Câmara Municipal, a nova legislação estabelece diretrizes para a promoção da liberdade religiosa no município, além de incentivar campanhas de conscientização da população, inclusive em meios digitais. A medida também prevê a capacitação de servidores públicos e agentes políticos para atuar na prevenção da intolerância e no incentivo ao respeito à pluralidade de crenças.

A nova norma também permite que os poderes Executivo e Legislativo municipais firmem parcerias com instituições públicas e privadas para a realização de cursos e capacitações sobre liberdade religiosa.

Direitos e objetivos da lei
A lei define a liberdade religiosa como o direito de professar, manifestar e expressar qualquer crença sem sofrer discriminação. Além disso, enfatiza o conceito de tolerância, que envolve a aceitação e o respeito à diversidade de religiões, culturas e formas de viver em comunidade.

Principais objetivos:

  • Conscientização da população sobre a liberdade religiosa como um direito fundamental;
  • Estabelecimento de estratégias para garantir o respeito à diversidade, incluindo o direito de não seguir nenhuma religião;
  • Promoção do diálogo inter-religioso, incentivando a convivência pacífica entre diferentes doutrinas e ideologias;
  • Combate à intolerância religiosa, prevenindo e reprimindo atos de discriminação;
  • Coleta de dados sobre as práticas religiosas existentes no município para embasar políticas públicas de valorização da diversidade cultural e espiritual.

FONTE/CRÉDITOS: PORTAL DIÁRIO RN
Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!