A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou, nesta quarta-feira (24), no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, uma solenidade em comemoração aos 38 anos da presença feminina na corporação e aos 35 anos da formação da primeira turma de soldados femininos, conhecidas como Pioneiras Potiguares. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, policiais da ativa, veteranas e convidados.
A história da participação feminina na PMRN começou em 1986, com a criação da Companhia de Polícia Feminina e o ingresso das primeiras oficiais, Angélica Fernandes de Oliveira e Maria Tereza Melo dos Santos. Três anos depois, em 1990, foi formada a primeira turma de soldados femininos, composta por 67 mulheres, consolidando a presença da mulher na instituição.
Durante a cerimônia, as pioneiras e o corpo feminino da PMRN foram homenageados, destacando a importância de seu trabalho e dedicação. Também foi entregue o Diploma Capitã PM Marina Régia Galhardo Rocha Leôncio (In Memoriam), que reconhece mulheres do serviço público e da sociedade civil pelo empenho em prol de uma segurança pública cidadã.
O Comandante-Geral da PMRN, coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, ressaltou a importância histórica da celebração dupla. “Celebramos os 38 anos da mulher na Polícia Militar e os 35 anos da primeira turma de soldados femininos. Nossas policiais são exemplo de dedicação e inspiração para as próximas gerações. O futuro da segurança pública se constrói também com a força feminina fardada”, afirmou.
A solenidade evidenciou não apenas o papel das mulheres na corporação, mas também a evolução da instituição ao integrar competências femininas em todas as áreas da PMRN. O evento reforçou a representatividade e o reconhecimento da importância da presença feminina na segurança pública do Rio Grande do Norte.
Além da homenagem, o encontro serviu como momento de reflexão sobre políticas de valorização, igualdade de oportunidades e o fortalecimento da carreira feminina na Polícia Militar, incentivando novas gerações a ingressarem e contribuírem para o desenvolvimento da corporação.
Comentários: