Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Novembro 2025

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil no Rio Grande do Norte

Ação faz parte da 21ª fase da Operação Uiraçu e investiga o armazenamento e o compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Rállyson Nunes
Por Rállyson Nunes
Polícia Federal deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil no Rio Grande do Norte
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24 de outubro), a 21ª fase da Operação Uiraçu, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantil na internet. A ação ocorreu na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, e contou com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Durante a operação, os agentes apreenderam um celular e computadores, que serão submetidos a perícia técnica para identificar possíveis indícios de armazenamento e compartilhamento de conteúdo ilegal. As análises deverão auxiliar no avanço das investigações, que apuram a circulação de mídias contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A Polícia Federal reforçou que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional reconhece que o uso da expressão “abuso sexual” é mais adequado. O termo evidencia a violência e o sofrimento impostos às vítimas, muitas vezes aliciadas e exploradas em ambientes digitais, o que reforça a gravidade desses crimes.

Publicidade

Além de atuar na repressão, a PF destacou a importância da prevenção por meio da conscientização de pais e responsáveis. O órgão recomenda diálogo aberto com as crianças e adolescentes sobre os perigos do mundo virtual, incentivando o uso responsável de redes sociais, jogos e aplicativos, além do acompanhamento constante das atividades online.

A Polícia também alerta que mudanças repentinas de comportamento, como isolamento, segredo sobre o uso de aparelhos eletrônicos ou medo de falar sobre determinadas interações, podem ser sinais de alerta. Segundo a corporação, a informação e a vigilância familiar são as principais ferramentas para proteger os jovens e prevenir abusos. A PF reforça que qualquer suspeita pode ser denunciada por meio dos canais oficiais de atendimento, garantindo o anonimato dos denunciantes.

 
 
Comentários:
Rállyson Nunes

Publicado por:

Rállyson Nunes

Jornalista DRT 2233/RN, Apresentador de Rádio, Comentarista Político, Repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS e Empresário.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR