A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Rust, com o objetivo de combater uma organização criminosa com atuação dentro e fora de presídios do estado. As investigações revelaram um esquema de tráfico de drogas e armas que movimentou cerca de R$ 3 milhões.
A ofensiva aconteceu simultaneamente nos municípios de Mossoró, Grossos, Nova Cruz, Patu e Caraúbas (RN), além de Palmas (TO) e São Paulo (SP). Ao todo, foram cumpridos 48 mandados judiciais: 19 de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e sete de bloqueio de contas bancárias, todos expedidos pelo Poder Judiciário potiguar. A operação mobilizou cerca de 200 policiais.
Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e receptação. As investigações continuam para apurar crimes como lavagem de dinheiro, posse ilegal de armamento e participação em organização criminosa.
A Operação Rust é coordenada pela FICCO/RN, composta por agentes da Polícia Federal, SENAPPEN, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e ITEP/RN, que atuam de forma integrada no combate às facções criminosas.
Segundo a Polícia Federal, novos detalhes devem ser divulgados conforme as apurações avancem.