Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Sábado, 08 de Novembro 2025

Polícia

Operação Retomada II apreende 200 mil maços de cigarros contrabandeados no RN

Ação conjunta da PF, Receita Federal e Polícia Civil visa desarticular organização criminosa na Grande Natal.

Rállyson Nunes
Por Rállyson Nunes
Operação Retomada II apreende 200 mil maços de cigarros contrabandeados no RN
Blog do Rállyson Nunes
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As forças de segurança do Rio Grande do Norte deflagraram, na manhã desta quinta-feira (04), a Operação Retomada II, resultado do desdobramento de investigações iniciadas em 2024. A ação contou com a participação da Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB) e Polícia Civil do RN (PC/RN), que atuaram em cumprimento a mandados judiciais contra alvos ligados ao contrabando de cigarros.

O novo estágio da operação foi desencadeado após o flagrante registrado em 2 de setembro deste ano, quando 356 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos em um galpão localizado no município de Macaíba. Na ocasião, seis pessoas foram presas e três veículos também foram confiscados.

Nesta etapa, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços relacionados à investigação, além de duas medidas restritivas diversas da prisão. Até o momento, a operação já contabiliza a apreensão de outros 200 mil maços de cigarros, duas prisões em flagrante por contrabando e destruição de provas, além da coleta de celulares, computadores e vasta documentação contábil e fiscal.

Publicidade

A investigação tem como objetivo principal desarticular uma organização criminosa especializada na introdução clandestina e distribuição de cigarros na região da Grande Natal. Segundo as autoridades, o esquema movimentava grandes volumes de mercadorias ilegais, causando prejuízo aos cofres públicos e alimentando outras práticas criminosas.

O caso ganha maior relevância porque da mesma investigação surgiram provas relacionadas a crimes federais e estaduais, incluindo a tentativa de homicídio contra policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e servidores da Receita Federal. Esse episódio ocorreu em 18 de setembro de 2024, no município de Monte Alegre, quando agentes foram alvos de criminosos armados.

Com a deflagração da Operação Retomada II, as forças de segurança reforçam o combate ao crime organizado e reafirmam a continuidade das ações conjuntas entre órgãos federais e estaduais no enfrentamento ao contrabando, à violência e às redes criminosas que atuam no Rio Grande do Norte.

FONTE/CRÉDITOS: Rállyson Nunes

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR