Gazeta do RN

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Geral

Obras do Ramal do Apodi atingem 72% de conclusão

Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão pelo Novo PAC, expectativa é que a estrutura entre em operação em 2026

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Obras do Ramal do Apodi atingem 72% de conclusão
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As obras do Ramal do Apodi, extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), seguem em ritmo acelerado, com 72% dos serviços concluídos. Com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão por meio do Novo PAC, a expectativa é que a estrutura entre em operação em 2026.

O projeto vai garantir segurança hídrica para 54 cidades, abrangendo o oeste potiguar, além de municípios da Paraíba e do Ceará, beneficiando aproximadamente 750 mil pessoas. O primeiro trecho do canal foi entregue em novembro de 2023.

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Bruno Cravo, ressaltou a relevância da obra para a região. “Estamos comprometidos, por determinação do ministro Waldez Góes, a entregar essa importante obra de segurança hídrica para o estado do Rio Grande do Norte, que será extremamente beneficiado e poderá, a partir do Ramal do Apodi, ter acesso à água do São Francisco”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Cravo também mencionou a magnitude do projeto dentro da estrutura do MIDR. “O Ramal do Apodi é a maior obra da carteira de execução direta da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. Temos um esforço de mobilização muito grande, com mais de 1.400 funcionários e 800 equipamentos mobilizados”, explicou.

Estrutura e extensão da obra

O Ramal do Apodi se estende por cerca de 115,5 quilômetros, partindo da Barragem de Caiçara, na Paraíba, até a Barragem Angicos, no município de José da Penha, no Rio Grande do Norte. A água do São Francisco atravessará a divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte por meio do túnel Major Sales, que tem aproximadamente 6 quilômetros de extensão e está 77% finalizado – restando 1,4 quilômetros para a conclusão.

A estrutura inclui cinco aquedutos, 16 canais e outras obras complementares, como rápidos e sifões, garantindo o abastecimento hídrico para a população nordestina.

FONTE/CRÉDITOS: O POTI
Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais
Crianet
Crianet

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!