Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep, mostram que o Rio Grande do Norte ampliou significativamente o acesso à educação em tempo integral. Entre 2022 e 2024, o percentual de estudantes matriculados em jornada ampliada na rede pública passou de 7,9% para 13,3%.
Esse crescimento é resultado direto de políticas públicas como o programa Escola em Tempo Integral, além de ações articuladas entre Governo Federal, estados e municípios. O aumento foi registrado em todas as etapas da educação básica. Nas creches, o índice subiu de 5,5% para 10%, e na pré-escola, de 1,9% para 6,3%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a taxa passou de 7,4% para 14,3%, e nos anos finais, de 7,2% para 12,5%. No ensino médio, o percentual de matrículas em tempo integral foi de 14% em 2022 para 18,3% em 2024.
Em nível nacional, o percentual geral saltou de 18,2% para 22,9% no mesmo período. O programa Escola em Tempo Integral contabilizou 965 mil matrículas em 2023-2024, com expectativa de mais 943 mil no ciclo atual.
O ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou os avanços e destacou que o país já se aproxima da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, especialmente no ensino médio. “Quando a gente cria um programa como esse, é com base em evidências como o Censo Escolar. Os dados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
O programa oferece apoio técnico e financeiro às redes de ensino, priorizando instituições que atendem alunos em situação de vulnerabilidade e orientando a construção de propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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