Gazeta do RN

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 11 de Novembro 2025

Mossoró

Mossoró inicia projeto de musicalização na Educação Infantil

Programa “A Trilha dos Sons” será implementado em todas as Unidades de Educação Infantil do município

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Mossoró inicia projeto de musicalização na Educação Infantil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o projeto de Musicalização Infantil intitulado A Trilha dos Sons: ouvir, sentir e criar, como parte do programa “Mossoró Cidade Educação”. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento integral das crianças da Rede Municipal de Ensino, abrangendo desde o berçário, com crianças de 0 a 1 ano e 11 meses, até o Infantil II, de 5 anos.

A primeira formação para professores e coordenadores ocorreu no dia 7 de agosto, e contou com a participação de docentes de todas as unidades, capacitando-os para trabalhar de forma pedagógica a musicalização nas turmas. O projeto será expandido gradualmente a todas as Unidades de Educação Infantil (UEIs), inicialmente contemplando dois polos que atendem oito unidades.

Segundo a supervisora técnico-pedagógica da SME, Márcia Núbia da Silva Oliveira, a musicalização é uma ferramenta pedagógica que valoriza a escuta, a sensibilidade, a expressão e a convivência. “O projeto contribui para ampliar possibilidades de leitura, escrita, movimento, linguagem, pertencimento e identidade, promovendo caminhos criativos e afetivos para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, afirmou.

Publicidade

O secretário de Educação, Leonardo Dantas, destacou a importância da música no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. “A musicalização promove interação, desenvolve habilidades cognitivas e comportamentais, e transforma práticas educativas nas salas de aula. É uma oportunidade para que os alunos interajam com instrumentos, música e colegas, potencializando seu aprendizado”, explicou.

Professores que participaram da formação, como Bruno Hermínio e Cláudia Regina, ressaltaram o impacto positivo do projeto. A iniciativa, baseada em princípios da neuroeducação musical, estimula raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade, autoestima, sensibilidade artística, atenção e memória, ao mesmo tempo que transforma a música em um recurso pedagógico integral.

A implementação do projeto busca consolidar a educação musical como elemento central no desenvolvimento infantil, promovendo brincadeiras, jogos musicais e vivência dos elementos estruturais da linguagem musical, favorecendo a descoberta da música e a interação das crianças com o mundo.

Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR