A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o projeto de Musicalização Infantil intitulado A Trilha dos Sons: ouvir, sentir e criar, como parte do programa “Mossoró Cidade Educação”. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento integral das crianças da Rede Municipal de Ensino, abrangendo desde o berçário, com crianças de 0 a 1 ano e 11 meses, até o Infantil II, de 5 anos.
A primeira formação para professores e coordenadores ocorreu no dia 7 de agosto, e contou com a participação de docentes de todas as unidades, capacitando-os para trabalhar de forma pedagógica a musicalização nas turmas. O projeto será expandido gradualmente a todas as Unidades de Educação Infantil (UEIs), inicialmente contemplando dois polos que atendem oito unidades.
Segundo a supervisora técnico-pedagógica da SME, Márcia Núbia da Silva Oliveira, a musicalização é uma ferramenta pedagógica que valoriza a escuta, a sensibilidade, a expressão e a convivência. “O projeto contribui para ampliar possibilidades de leitura, escrita, movimento, linguagem, pertencimento e identidade, promovendo caminhos criativos e afetivos para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, afirmou.
O secretário de Educação, Leonardo Dantas, destacou a importância da música no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. “A musicalização promove interação, desenvolve habilidades cognitivas e comportamentais, e transforma práticas educativas nas salas de aula. É uma oportunidade para que os alunos interajam com instrumentos, música e colegas, potencializando seu aprendizado”, explicou.
Professores que participaram da formação, como Bruno Hermínio e Cláudia Regina, ressaltaram o impacto positivo do projeto. A iniciativa, baseada em princípios da neuroeducação musical, estimula raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade, autoestima, sensibilidade artística, atenção e memória, ao mesmo tempo que transforma a música em um recurso pedagógico integral.
A implementação do projeto busca consolidar a educação musical como elemento central no desenvolvimento infantil, promovendo brincadeiras, jogos musicais e vivência dos elementos estruturais da linguagem musical, favorecendo a descoberta da música e a interação das crianças com o mundo.
