Gazeta do RN

Domingo, 13 de Julho de 2025
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Estado

Justiça do RN lança aplicativo para abertura de processos online

Ferramenta gratuita está disponível para Android e iOS e permite ações em juizados especiais e acesso a diversos serviços

Neilla Souza
Por Neilla Souza
Justiça do RN lança aplicativo para abertura de processos online
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) lançou um aplicativo gratuito que permite aos cidadãos abrirem processos judiciais de forma digital. Disponível para sistemas Android e iOS, a ferramenta, batizada de Justiç@RN, tem como foco a praticidade e a democratização do acesso à Justiça, especialmente nos juizados especiais.

Com uma linguagem simples e intuitiva, o aplicativo possibilita o ajuizamento de ações em áreas como serviços de telefonia, energia, planos de saúde, compras de produtos, acidentes de trânsito e danos morais e materiais. Também é possível consultar processos, emitir certidões, verificar precatórios e utilizar os canais da Ouvidoria.

Os usuários precisam realizar um cadastro, fornecendo dados como nome, endereço, telefone e e-mail. Além dos serviços voltados ao público em geral, advogados cadastrados têm acesso a funcionalidades exclusivas, como envio de memoriais, solicitação de sustentação oral, certidões para prorrogação de prazos e consulta ao calendário de sessões, jurisprudências e custas.

Continua depois da publicidade

Segundo o TJRN, o objetivo é reduzir o número de atendimentos presenciais, especialmente em setores sobrecarregados, como o de precatórios. A estimativa é que a digitalização dos serviços facilite a rotina dos usuários e otimize a atuação do Judiciário, tornando mais ágil a tramitação de processos simples.

O desenvolvimento do aplicativo levou dois anos e continua em evolução. Novas funcionalidades poderão ser adicionadas com base no uso e nas sugestões dos próprios usuários. A Justiça do RN aposta na tecnologia como instrumento para modernizar e aproximar o sistema judicial da população.

Comentários:
Neilla Souza

Publicado por:

Neilla Souza

Saiba Mais
Crianet
Crianet

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Universitarias CLub