Gazeta do RN

Domingo, 19 de Maio de 2024
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Estado

Estudantes da Ufersa denunciam atrasos e má qualidade de comida servida em Restaurantes Universitários

Registros dos estudantes mostram carne crua servida no RU.

Pedro Costa
Por Pedro Costa
Estudantes da Ufersa denunciam atrasos e má qualidade de comida servida em Restaurantes Universitários
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Através de vídeo nas redes sociais, estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) denunciaram a situação dos Restaurantes Universitários nos Campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas.

De acordo com a coordenadora geral do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Ufersa, Karydja França, nos últimos dias os alunos do Campus de Mossoró que se alimentam nos restaurante registraram a má qualidade da comida, como a presença de moscas e larvas, além de carnes cruas.

“A pauta do RU é recorrente na UFERSA. Apesar das denúncias para as Pró-reitorias e para a vigilância sanitária, o quadro geral segue o mesmo: descaso com a alimentação dos estudantes. Dentre os casos desse ano, podemos citar as infecções intestinais há alguns meses, a presença de proteína crua, mosca frita e outros objetos sendo distribuídos durante o serviço”, diz a coordenadora.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Além da qualidade da comida, outro problema que tem sido recorrente é o atraso para servir as refeições nos campi de Angicos e Caraúbas. Segundo Karydja, os fornecedores que são terceirizados não estão sendo pagos, e por isso, se negam a levar os insumos para a Universidade. “O caso de Angicos, em especial, é mais grave, uma vez que os fornecedores e terceirizados não estão sendo pagos pela empresa. A fila já estava enorme e muitos estudantes voltaram pra casa ou procuraram outro local para se alimentar antes do início das aulas do turno vespertino”, conta.

Inseto encontrado na comida do RU. Foto: DCE/Ufersa.
Fila no Restaurante de Angicos devido demora para servir comida. Foto: DCE/Ufersa.

Essa não é a primeira vez que os alunos denunciam a alimentação ofertada na Universidade, em janeiro desse ano cerca de 80 alunos da Ufersa de Pau dos Ferros tiveram quadro de intoxicação alimentar após almoçar no RU do Campus.

O TCM Notícia buscou a Ufersa para falar sobre a situação. Segundo o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Júlio César, a “alimentação servida aos nossos estudantes é de excelente qualidade, a produção é acompanhada por três nutricionistas, fiscalizada rotineiramente pela vigilância sanitária e todas as denúncias são apuradas com muito rigor”.

Ainda de acordo com Júlio César, a orientação é que os estudantes formalizem as reclamações na Ouvidoria da Universidade. “Todas as manifestações são respondidas e as providências são adotadas com muito rigor, como notificação, aplicação de glosa, multa, e até a rescisão contratual”, disse o Pró-reitor.

Júlio César afirmou também que o Restaurante Universitário de Mossoró passou por inspeção sanitária neste mês de abril, onde não foram encontradas irregularidades.

Segundo o DCE, a solução desejada é a abertura de uma nova licitação “para que as empresas que hoje gerenciam os Restaurantes não consigam ter o vínculo renovado”.

FONTE/CRÉDITOS: tcmnoticia.com.br
Comentários:
Pedro Costa

Publicado por:

Pedro Costa

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
Crianet
Crianet

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!