Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram em Apodi nesta quarta-feira (08) para uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura. O encontro teve como objetivo validar e atualizar os dados da produção agrícola local, que fazem parte do programa de levantamento contínuo do instituto, base para o Censo Agropecuário e outras pesquisas oficiais.
Durante a reunião, conduzida pelo chefe da agência do IBGE em Mossoró, Carlos Eduardo, foram discutidas as principais cadeias produtivas do município, como algodão, arroz, batata-doce, feijão, melancia, melão, milho, sorgo, banana, castanha de caju, coco, goiaba, mamão, manga, uva e mandioca. A coleta de dados será mensal, com o objetivo de consolidar um relatório final anual sobre a produção agropecuária de Apodi.
Carlos Eduardo destacou a importância de informações precisas para retratar fielmente a economia do campo. “Estamos utilizando meses-chave para atualizar os dados com a maior precisão possível. As culturas da castanha de caju, melancia, melão, sorgo e milho se destacam na região”, afirmou. Entre os destaques, a melancia apresenta crescimento significativo em relação ao ano anterior.
O engenheiro agrônomo Evandir Souza, da Secretaria de Agricultura, ressaltou que a parceria com o IBGE reforça o compromisso do município com o desenvolvimento rural. “Esses dados mostram o que Apodi realmente produz. Nosso município é muito pujante e produtivo, e esse levantamento contribui diretamente para fortalecer o setor e planejar novas políticas públicas”, afirmou.
O trabalho conjunto evidencia a importância de planejamento estratégico baseado em informações confiáveis, garantindo que políticas e investimentos sejam direcionados às áreas e culturas mais relevantes para o município.
Com esse levantamento, Apodi consolida sua posição como referência na produção agropecuária do Oeste potiguar, destacando a diversidade e a força do campo local, responsável por frutas, grãos e outros produtos que movimentam a economia regional.

Comentários: