A abertura do 1º Encontro Estadual das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do RN foi realizada na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, com a presença do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henio Ferreira de Miranda, além de representantes de outras instituições de ensino superior, da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Governo do RN. Realizado no auditório da Reitoria, o evento teve como objetivo discutir ações no campo do trabalho humanitário junto à população em situação de refúgio.
“Essa cooperação simboliza a união de esforços entre instituições que primam pelo bem coletivo, promovendo dignidade para todas as pessoas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, afirmou o vice-reitor, Henio Miranda, ao reforçar a disponibilidade da UFRN para ampliar as ações de educação, pesquisa e extensão voltadas à população em condição de refúgio.
Representando o Governo do RN, por meio da Secretaria estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Thales Dantas falou sobre a importância de se adequar e se especializar sobre o tema, visto que compete às instituições públicas a garantia do apoio às pessoas refugiadas.
Além da UFRN e do Governo do RN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) também fizeram parte do Encontro, que é fruto da adesão das instituições à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que tem como foco a promoção de ações comunitárias, com ênfase em educação, pesquisa e extensão para refugiados e imigrantes.
O início do evento contou com uma palestra sobre as ações da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), especialmente sobre as iniciativas voltadas às Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM), ministrada por William Laureano.