Gazeta do RN

Tipos de fisioterapia

Saúde & Bem-estar

Tipos de fisioterapia

Que podemos encontrar?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Concentrar-se em um dos campos da fisioterapia pode ser a grande chave para um futuro dentro da carreira de fisioterapeuta. Isso ocorre porque essa atividade como parte do campo do bem-estar está aumentando dia a dia.

Mesmo durante a pandemia, o mercado de trabalho para fisioterapeutas cresceu bastante, pois como diversas pessoas começaram a trabalhar por home office causando um aumento das horas sentadas, afetando assim a estrutura corporal dos profissionais. 

Segundo pesquisas de Cursos Online, a procura por esse profissional cresceu mais de 150% nos anos de 2020 e 2021.

A explicação para isso é que o trabalho dos fisioterapeutas é necessário para ajudar as pessoas infectadas com o novo coronavírus a recuperar a função.

No entanto, mesmo após a pandemia, o setor deve manter sua trajetória ascendente. Isso se deve a uma maior conscientização de fatores como atividade e envelhecimento.

Preparamos este conteúdo para você conhecer mais sobre as diferentes áreas da carreira de um fisioterapeuta.

Vamos lá?

Conheça 9 áreas da fisioterapia onde os profissionais podem atuar

Após se formar no bacharelado em fisioterapia, o profissional poderá se especializar em diversas áreas. Aqui estão algumas das principais áreas onde os fisioterapeutas podem atuar!

  1. Acupuntura

Você sabia que a acupuntura é um das técnica antiga chinesa comprovada pela neurociência que utiliza diversas agulhas com o objetivo de estimular certas partes do corpo e corrigir todos os possíveis distúrbios musculoesqueléticos e as alterações dentro do sistema nervoso.

Como resultado, os fisioterapeutas podem se concentrar na acupuntura e aplicar as suas técnicas em seus pacientes, como para aliviar dores e tensões musculares.

  1. Hidroterapia

A hidroterapia tem sido amplamente divulgada e popularizada. Essa abordagem inclui atividades como imersão, banho e até mesmo beber água natural ou de fonte termal.

A fisioterapia aquática trabalha para recuperação respiratória, fortalecimento muscular, alívio de dores e diversos outros possíveis problemas.

  1. Fisioterapia Cardiovascular

A fisioterapia cardiovascular é uma modalidade destinada a prevenir e tratar os fatores de risco cardiovascular.

Muitas vezes, esses profissionais trabalham com pacientes que estão se recuperando de lesões causadas por um acidente vascular cerebral.

  1. Fisioterapia da função da pele

Quem prefere a estética também pode se tornar um fisioterapeuta. Concentre-se apenas na fisioterapia da função da pele.

Nessa área, por exemplo, os profissionais utilizam a tecnologia para ajudar os pacientes a reduzir a gordura localizada e a flacidez.

Também promove exercícios que tendem a auxiliar a remover estrias e cicatrizes da pele.

  1. Fisioterapia do Trabalho

Os fisioterapeutas ocupacionais são pessoas que trabalham para prevenir e tratar lesões em trabalhadores. Eles podem experimentar disfunção devido às atividades profissionais.

Por exemplo, trabalhadores de fábrica envolvidos em atividades extenuantes podem causar danos corporais. A mesma coisa acontece com pessoas que passam o dia todo sentadas em frente ao computador, com má postura.

Dessa forma, os fisioterapeutas ocupacionais podem atuar em empresas dos mais diversos ramos, além de clínicas e organizações especializadas em saúde ocupacional.

Os fisioterapeutas podem até publicar relatórios e métodos de pesquisa para permitir que os profissionais da empresa trabalhem em uma postura que seja muito mais adequada e evitem problemas de postura.

  1. Fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva é uma área onde diversos fisioterapeutas se especializam com as devidas técnicas com o objetivo de prevenir e tratar as possíveis formas de lesões em atletas.

Especialistas na área podem atuar em clubes, centros esportivos, academias e outras instituições que promovem o esporte ou recebem atletas.

Alguns atletas, como jogadores de futebol, tendem a ter uma relação muito próxima com seu fisioterapeuta. Assim, é sempre a mesma pessoa que cuida desse aspecto do seu corpo.

  1. Fisioterapia Gerontológica

À medida que a expectativa de vida da população aumenta, o campo da fisioterapia em gerontologia está emergindo.

Este profissional atua no atendimento fisioterapêutico ao idoso. Dessa forma, os fisioterapeutas podem garantir que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida sem a perda dos movimentos à medida que envelhecem.

  1. Fisioterapeuta Neurológico

Quem pratica fisioterapia neurológica tem o objetivo de ajudar pacientes com possíveis limitações físicas ou de movimento devido a doenças neurológicas ou degenerativas.

A ideia é que a fisioterapia possa ajudar as pessoas a se movimentarem cada vez melhor.

  1. Fisioterapia Ortopédica do Trauma

A fisioterapia traumato-ortopédica é uma forma de tratar lesões que são causadas por traumas ortopédicos.

É comum em alguns casos que as pessoas que quebraram um braço ou uma perna e precisam realizar alguns exercícios com o objetivo de restaurar totalmente o movimento do membro.

A importância do ensino superior como profissional fisioterapeuta

Para atuar em qualquer área da fisioterapia, os profissionais devem estar cadastrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de sua área.

A inscrição só é concedida a profissionais que demonstrem ter concluído o curso de Fisioterapia em instituição de ensino avaliada pelo MEC.

Além disso, os programas de ensino superior são importantes para que os profissionais utilizem espaços como as clínicas de ensino para adquirir todo o conhecimento técnico e prático necessário para o exercício da profissão de fisioterapeuta.

Você se identifica com alguma área da fisioterapia? Se assim for, este pode ser um excelente Curso.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): https://www.freepik.com/free-photo/young-woman-sportswear-practicing-exercise-physiotherapy-session_18843280.htm#query=fisioterapia&position=3&from_view=search
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!