Gazeta do RN

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Crianet
Crianet

Saúde & Bem-estar

Óleo Essencial de Lavanda

Seus benefícios

Lucas Aloise
Por Lucas Aloise
Óleo Essencial de Lavanda
https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-foco-seletivo-de-garrafa-com-tampa-de-cortica-932577/
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um dos óleos essenciais mais utilizados é o queridinho óleo essencial de lavanda, o mesmo possui inúmeros benefícios, e você pode usá-lo com segurança, é excelente para quem o utiliza nas aplicações de aromaterapia. 

Lavanda é um nome que tem origem do latim, o qual tem o significado de lavar, é também normalmente chamado de Alfazema. Possui maior quantidade de linalol, um componente natural de variados óleos essenciais, utilizados para aprimorar o perfume de produtos cosméticos.

Benefícios do óleo essencial de lavanda

A lavanda tem um delicado frescor que ajuda a combater a ansiedade, diminui o estresse e ainda melhora o sono. 

Continua depois da publicidade

Leia Também:

O óleo essencial de lavanda é muito indicado para ação relaxante e calmante, suas propriedades fortalecem o organismo e estabilizam o sistema emocional. Agora, vamos conhecer melhor os benefícios do óleo essencial de lavanda.

Para tratar feridas e queimaduras

Por ter propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo essencial de lavanda é muito utilizado para tratar feridas e queimaduras na pele, excelente para ser usado durante o processo de cicatrização, quando aplicado logo após o ocorrido. 

Para aproveitar os benefícios do óleo essencial de lavanda no processo de cicatrização e cura em casos de queimaduras, feridas e arranhões, basta seguir a receita:

Adicionar de 3 a 5 gotinhas do óleo, meia colher de chá de óleo de coco, misturar bem e aplicar na região prejudicada. Se possível, na hora da aplicação do óleo, utilize bolinhas de algodão.

Alívio nas dores de cabeça 

Super indicado para dores de cabeça, pois trata na origem do problema. Auxilia também no alívio do estresse e da ansiedade melhorando a circulação de sangue e equilibrando o emocional. 

Esse alívio pode ser obtido após diluir em um óleo transportador, 2 gotas do óleo de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Passe atrás da orelha e nas têmporas, para sentir o alívio quase que imediato.

Importante ressaltar, que em casos específicos, sempre que houver persistência da dor, é recomendado a consulta com um médico. É interessante buscar saber a causa da dor, e fazer o tratamento adequado.

Óleo essencial de lavanda o aroma do bem

Muitas pessoas evitam fazer uso de perfumes, pois são propensas a ter uma reação alérgica com a fragrância sintética do produto. Além de desencadear um processo alérgico, é possível ter sintomas de dores de cabeça, mal estar e ânsia de vômito. 

Se esse for o seu caso, você pode substituir o perfume convencional por óleo essencial, como o de lavanda. Sem os componentes sintéticos, ele evita as reações desagradáveis. 

Não esqueça de diluir em um óleo carreador ou transportador como o de coco ou de amêndoas, passe algumas gotas no pulso e na nuca. Você terá um delicado perfume natural.

Útil no uso dermatológico

Ele pode ser usado como proteção pós sol, borrifado na pele através de uma mistura com cremes ou óleos vegetais. O óleo essencial de lavanda tem a funcionalidade de agir diminuindo coceiras que são causadas por picadas de insetos. 

É excelente em ação contra acnes e espinhas, tanto em pele secas, oleosas ou inflamadas. 

Excelente também em assaduras utilizando 30 gotas de óleo essencial de lavanda, diluindo em 60 ml de algum óleo vegetal, como o de germe de trigo, fazendo aplicações diretamente na região afetada.

Óleo essencial de lavanda eficaz contra o Eczema

O eczema ou dermatite atópica é quando a pele fica seca, com coceira ou escamosa, e pode surgir em qualquer parte do corpo. 

No entanto, para tratar use o óleo essencial de lavanda para reduzir possíveis inflamações. Uma vez que ele tem propriedades antifúngicas, e assim sendo mantém o eczema controlado.

Pode ainda ser usado no trato contra a psoríase, ajudando a limpar a pele e assim diminuindo a irritação e a vermelhidão. 

Para aproveitar os benefícios desse óleo essencial para tratar o eczema, faça uma mistura com duas gotas em uma quantidade igual ao óleo de tea tree ou óleo essencial de melaleuca, adicione duas colheres de chá de óleo de coco e faça uso diário.

Para crescimento do cabelo

Para quem deseja dar uma acelerada no crescimento dos cabelos, a boa dica é o uso do óleo essencial de lavanda. Excelente estimulante capilar natural, que vem cada vez mais sendo escolhido para esse objetivo. 

Aproveite os benefícios do óleo de lavanda em seus cabelos, e tenha os melhores resultados no crescimento e tratamento do couro cabeludo, para isso faça massagens utilizando diretamente o óleo de lavanda na cabeça.

Se preferir utilizar um óleo transportador, recomendamos o óleo de jojoba e de coco pois são os mais indicados, use sempre em quantidades iguais. 

Após fazer a aplicação do óleo em seu couro cabeludo, espere de 5 a 10 minutos e então o enxágue com água. Se preferir pode deixá-lo durante a noite para potencializar o resultado, enrolando os cabelos em uma toalha e aproveite o gostoso aroma da lavanda.

Alívio das cólicas menstruais com óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais de lavanda são excelentes para amenizar as fortes cólicas menstruais, pelas quais boa parte das mulheres sofrem todos os meses. É um poderoso óleo que ajuda reduzir o desconforto em cólicas menstruais. 

 

Ele pode ser usado com o método de massagem nas regiões doloridas, não esqueça de fazer a diluição do mesmo em outro óleo vegetal para evitar o contato direto com o óleo na pele. 

Conclusão

Esse artigo tem a finalidade de informar os benefícios do óleo essencial de lavanda, para que você possa aproveitar da melhor forma possível. 

Contudo, se acaso os sintomas como dores e desconforto persistirem, é recomendável a consulta com um especialista no assunto. É importante ressaltar que os óleos essenciais sempre devem ser mantidos em lugar seguro, evitando acidentes com crianças e animais de estimação.

Comentários:
Lucas Aloise

Publicado por:

Lucas Aloise

Saiba Mais
Gazeta do RN
Gazeta do RN

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!